Índice
ToggleContabilidade para o terceiro setor: 4 passos para melhor organização
A organização financeira deve estar prevista até mesmo na contabilidade para o terceiro setor, a seguir separamos 4 passos importantes para a sua organização
Uma gestão eficiente do terceiro setor deve prezar uma contabilidade altamente precisa.
Além de ser uma das melhores formas de cuidar dos gastos, investimentos e doações, esse é um fator que determina o bom funcionamento da instituição.
Dentre as instituições, podemos citar as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPS) e Organizações não governamentais (ONGs), sendo aquelas que não possuem objetivos de lucro.
Sendo assim, separamos 4 passos importantes para uma melhor organização.
Acompanhe a seguir!
O que é terceiro setor?
Terceiro setor é a denominação dada para organizações comprometidas com os problemas sociais, como: erradicação da fome, cuidados com o meio ambiente, proteção e direitos infantis, entre outros desdobramentos dos direitos humanos.
Esses problemas sociais são enfrentados diariamente por milhares de pessoas, inclusive por crianças que, sem essas instituições, estariam à mercê dos perigos e consequências que a vulnerabilidade social acarreta durante o crescimento, impedindo um desenvolvimento pleno.
Assim, pessoas que enxergam na sociedade o sofrimento dos marginalizados encontram no terceiro setor a resposta a esse incômodo e, com ele, proporcionam oportunidades a fim de que situações de pobreza e violação da dignidade e integridade humana possam ser mudadas.
As entidades do terceiro setor costumam contar com o apoio financeiro de uma rede de pessoas de coração prestativo e acolhedor, que desejam impulsionar esse trabalho e valorizam o ato de dar oportunidade para aqueles que não a possuem.
Isso faz a diferença no presente e principalmente no futuro dessas vidas que são beneficiadas pelos serviços prestados, podendo transformar histórias tristes e trágicas em exemplos de desenvolvimento de talentos e de superação de desafios.
Tecnologia no terceiro setor
A tecnologia é uma forte aliada, principalmente para o controle da contabilidade em empresas do terceiro setor e instituições sem fins lucrativos.
Nesse sentido, o uso de softwares contábeis torna-se indispensável para uma boa administração e organização financeira.
Terceiro setor: 4 passos para melhorar a organização da contabilidade
A partir do momento em que uma OSCIP ou ONG apresenta falhas na sua contabilidade, é comum que ela perca a credibilidade entre a população e os seus principais doadores.
Logo, deficiências como essas podem impactar diretamente o orçamento, comprometendo a continuidade das suas atividades.
Por isso, a seguir separamos alguns passos fundamentais visando organizar, de uma melhor forma, a contabilidade no terceiro setor.
1- Faça um planejamento
Nele você deve colocar na ponta do lápis as atividades que serão realizadas durante o ano, o orçamento para cada uma delas e quais são as fontes de recursos para fazer isso acontecer.
Faça um orçamento com diferentes empresas a fim de encontrar a melhor forma de otimizar os gastos e solicite todas as notas fiscais.
2- Separe as contas do terceiro setor
Seja em uma empresa de fins lucrativos ou até mesmo no terceiro setor, nunca misture as contas da instituição com as suas pessoais.
Ao separar todas as despesas, apresente as receitas de cada gasto da forma mais detalhada possível para apresentar, com clareza, a destinação de todos os valores gastos.
3- Faça demonstrações contábeis
Caso essa não seja a sua especialidade, conte com um profissional contábil para essa missão de grande importância para o terceiro setor.
Afinal, para realizar essas demonstrações, é preciso conhecer a fundo as Normas Brasileiras de Contabilidade.
4- Torne essas demonstrações públicas
Em um setor como esse, é necessário sempre ser transparente quanto a todas as aplicações de finanças.
Afinal, todos os valores manipulados são oriundos de doações de pessoas jurídicas e físicas, assim como de instituições governamentais.
Portanto, trabalhe em cima de relatórios mensais contendo a descrição completa de cada ação e projeto feito pela entidade.
Algumas instituições costumam postar esses documentos no site, trazendo uma maior credibilidade na prospecção de novos doadores.
Tenha especialistas com você
Ao decorrer do conteúdo, podemos notar que a contabilidade do terceiro setor pode fazer uma grande diferença nas atividades e gerenciamento de gastos das instituições.
Sendo assim, seguindo os 4 passos essenciais, é possível otimizar os processos de forma ainda mais precisa e transparente.
Além disso, dependendo da proporção da ONG ou OSCIPS, o recomendado é contar com um serviço de contabilidade e para isso, você pode contar com a nossa assessoria.
Entre em contato com a gente e vamos apresentar os melhores processos para sua empresa, com atendimento real e personalizado.
Para isso, basta clicar no link abaixo e preencher seus dados e clicar em “Enviar”, em breve um de nossos especialistas entrará em contato com você.
Se preferir, temos o botão do WhatsApp no canto da tela, basta clicar e falar com um de nossos especialistas agora mesmo.
Tenha uma contabilidade ao seu lado!